PESQUISE O BLOG DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ODONTOLÂNDIA 2015

 

A Equipe de Saúde Bucal do Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes, de Belo Horizonte realizou no dia 17 de outubro último a ODONTOLÂNDIA 2015, evento de promoção de saúde com foco na saúde bucal realizado anualmente, tendo como idealizadora a TÉCNICA EM SAÚDE BUCAL HELOIZA FIGUEIREDO.

Neste ano o evento aconteceu no período de 08:00 as 13:00 no Ginásio Poliesportivo Jardim Vitória,e contou com a participação de cerca de 70 colaboradores de diferentes dos centros de saúde da capital mineira, entre eles Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, Cirurgiões Dentistas, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Auxiliares de Serviços Gerais, Médicos, Assistente Social, Psicólogo, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiras, Técnicos da Gestão, Estagiários de Odontologia, Educador Físico do NASF, Educador Infantil, Estagiários do Programa Posso Ajudar, Técnica da EMATER, Comissão Local de Saúde e Voluntários.

Foram ofertadas oficinas lúdicas que tinham como objetivo geral favorecer e mediar o compartilhamento do conhecimento em saúde com destaque para a saúde bucal. As oficinas ofertadas foram: Porta dentes de leite, molarpis, brincando de cowboy, sorriso na caixa, nutridente, plantando saúde, bingo da saúde, adolescente em ação, arte em saúde(modelagem em massinha,pintura de rosto, pintura de muro, colorir), molar de pet, dedoches,e cada coroa tem seu lugar,as oficina ofertadas possuem objetivos específicos que são trabalhados em grupos de 10 participantes pelos monitores. Totalizando, foram confeccionados nessas oficinas 636 produtos todos levados para casa pelos participantes.


Ainda aconteceram orientações dos técnicos das zoonoses para a população, apresentação de teatro feita pela equipe de saúde do C. S. Serra Verde (Venda Nova) e contamos com a participação da contadora de história da escola UMEI – Jardim Vitoria I, com a oficina história pra dente dormir.
Pensada a princípio como estratégia de promoção de saúde com ênfase em saúde bucal percebe-se a cada nova edição do projeto Odontolândia que este projeto  vai muito além de oportunizarmos   a mudança de hábitos ou de promovermos o  compartilhamento de saberes em saúde e formação de multiplicadores desses saberes; ao final de cada edição do projeto odontolândia é possível ter a sensação tátil, concreta, de todos esses pontos: mudanças de hábitos, conhecimento, compartilhamento de saberes, multiplicadores de saúde, intersetorialidade, parceria e equipe.
 Para a materialização desse grandioso projeto  é necessário muito mais. É fundamental vivenciarmos a intersetorialidade, são imprescindíveis as parcerias e sem uma equipe essa materialização não se concretiza.
A Cirurgiã-Dentista Paula Molina, parceira inseparável da TSB Heloiza Figueiredo, participa
efetivamente da organização e planejamento do evento e define o projeto assim:
"A Odontolândia é uma troca de conhecimentos e estimulo aos hábitos saudáveis de forma totalmente lúdica. Por meio de oficinas dinâmicas e participativas as crianças, em especial, são estimuladas ao cuidado com a saúde bucal e alimentação saudável. O cuidado com o meio ambiente também é reforçado já que várias oficinas utilizam material reaproveitado, e outra ainda ensina a plantar. A Odontolândia promove uma interação dos trabalhadores entre si e com a comunidade, já que se aproximam, fortalecendo o vínculo e a confiança no trabalho realizado. Além disso, propicia a intersetorialidade, como exemplo, com colaboração material e profissional com a educação. Para aprimorar isso, este ano ainda realizamos em conjunto com a UMEI Jardim Vitória I um concurso de desenho que representasse as atividades desenvolvidas ao longo do ano e o desenho vencedor foi o símbolo da Odontolândia 2015. Tudo isso, demonstra a nossa preocupação em organizar um evento que integre os conhecimentos e seja um momento de alegria para toda a comunidade."
O Professor Edélcio Anselmo rejubila-se com a Equipe de Saúde Bucal  do Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes e em nome da TSB Heloiza Figueiredo e  da Cirurgiã Dentista Paula Molina, parabeniza toda a Equipe Multidisciplinar pelo empenho na realização desse trabalho maravilhoso!
MOMENTOS DO EVENTO
 
 
 

".

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Profissionais de Odontologia recebem Moção de Aplauso pela conquista do Paraná Sorridente


Cirurgiões Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal que prestam serviços para o município de Paranavaí receberam, nesta segunda-feira (26), Moções de Aplauso concedidas pela Câmara de Vereadores, em reconhecimento ao trabalho dos profissionais que levou a cidade a conquistar o 6º Prêmio Paraná Sorridente. No total, 57 profissionais foram homenageados com as Moções de Aplauso.
 
Uma das propositoras da homenagem, a vereadora Zenaide Rosa Borges, parabenizou a toda a equipe de Odontologia do município pela conquista do Prêmio. “É uma honra para nossa cidade saber que em mais de 5.500 cidades do país, nós estamos entre as 15 melhores em gestão de saúde bucal. Esta é uma singela homenagem, mas fizemos questão de proporcioná-la, porque reconhecemos o valor de cada um dos profissionais para o bom atendimento à população de Paranavaí”, frisou.
O Diretor de Odontologia do município, Leandro Sorde, destacou que “este não é um trabalho que vem sendo feito há dois ou três anos. É um trabalho de quase toda a vida para alguns dos nossos profissionais, se doando pela saúde pública em Paranavaí. Isto agora começa a ser reconhecido, e estamos muito gratos por isso. Cada um dos profissionais é essencial para que o trabalho aconteça e a população seja cuidade. Por isso eu digo que este prêmio não é do diretor da Odontologia de Paranavaí, mas sim de toda a Odontologia, é de cada um dos profissionais”, enfatizou.
Sorde ainda apontou que “a Odontologia de Paranavaí vem avançando há muito tempo. Cada profissional reconhece que já tivemos grandes avanços, mas também que podemos conseguir um pouquinho mais. E este pouquinho a mais vai trazer ainda mais benefícios à população da nossa cidade. Já conseguimos conquistar o título de melhor Odontologia do Paraná e estamos entre as melhores do país, e isto é um grande orgulho para todos nós”.
A entrega das Moções de Aplauso foi acompanhada por profissionais da área de Odontologia, familiares e pelo secretário de Saúde do município, Agamenon Arruda de Souza.
Comentário do Professor Edélcio Anselmo: "Parabenizo a Câmara de Vereadores, em nome da Vereadora Zenaide Rosa Borges, por reconhecer a importância do Trabalho em Equipe, ao homenagear todos os profissionais da Diretoria de Odontologia, CDs, TSBs e ASBs, os grandes responsáveis por essa premiação do 6º Prêmio Paraná Sorridente.Esse reconhecimento vem de encontro à nossa luta pela valorização dos profissionais auxiliares em odontologia, verdadeiros alicerces do trabalho dos Cirurgiões Dentistas!"

domingo, 11 de outubro de 2015

CURSO DE ASB DA ABO DE PETRÓPOLIS RECEBE O O PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO


Com muita honra atendi o convite da ABO - Associação Brasileira de Odontologia Regional de Petrópolis, Rio de Janeiro, para ministrar um curso para as alunas do Curso de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal.

Recebido com muito carinho pela Dra. Gisele Damaceno Antunes, Coordenadora do curso e pelo Professor Dr. Douglas Sartori, tive a oportunidade de falar com as alunas sobre o tema "VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL - DIREITOS E CONQUISTAS"  conceituais de valorização profissional; a importância do planejamento na escolha da profissão; os paradigmas/necessidade de mudanças; o uso da criatividade no exercício profissional;  trabalho em equipe e educação continuada: direito ou dever.

Foi uma noite muito produtiva em que pude debater com os cerca de 45 participantes presentes, a necessidade da inclusão do ASB e TSB na equipe de Saúde Bucal e sua importância no contexto na busca da excelência no atendimento odontológico.


Além das alunas  marcaram presença algumas profissionais já formadas e atuantes nos serviços público que contaram as sua vivência nesse importante setor da saúde.

O debate sobre a necessidade de capacitação e envolvimento em um processo de educação continuada, foi uma tônica durante o curso, onde pude reafirmar a necessidade, através de uma vivência classista, de participação em eventos destinados ao aprimoramento profissional como forma de se manter atualizado na evolução constante da tecnologia e métodos de trabalho.

Vale ressaltar o depoimento de Michele Soares, que mesmo após alguns anos de formada, vem participando de eventos direcionados à categoria, como foi o caso do CIORJ 2015 - Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, e que graças à continuidade na dedicação aos estudos complementares, conseguiu aprovação no recente concurso público do Superior Tribunal de Justiça, conquistando, assim, o direito a uma vaga na carreira desse órgão.



Essa foi mais uma oportunidade de levar a minha mensagem de motivação a esses queridos aspirantes e profissionais auxiliares da odontologia, imprescindíveis à busca da excelência na ciência odontológica. Mais uma vez, meus sinceros agradecimentos à Dra. Gisele Damasceno e ao Presidente da ABO, Dr. Rafael Leite Oliveira que me proporcionaram esses momentos de convivência com a s queridas amigas de Petrópolis.

"A BUSCA DO CONHECIMENTO DEVE SER UMA TROCA COM A DESMONOPOLIZAÇÃO DO SABER"
Professor Edélcio Anselmo
 
MOMENTOS DO CURSO

 
 
 
 
 

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

VALORIZEM-SE PARA SEREM VALORIZADOS!



 
Uma das maiores reclamações dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal refere-se à falta de valorização e incentivo por parte dos Cirurgiões Dentistas com os quais atuam no setor privado e dos coordenadores no setor público.
Como responsável por abordar a valorização profissional nos eventos dos quais participo faço questão de levar a mensagem da auto-valorização ou valorização intrínseca como condição essencial para se alcançar a valorização extrínseca, ou seja, a valorização que vem dos “gerentes” ou “patrões”, como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por profissionais que atuam no mercado de trabalho.
A auto-valorização tem como exigência o enfrentamento de desafios, a atenção às mudanças globais e específicas da profissão, o aprendizado com os próprios erros e a apresentação de resultados satisfatórios.
A eficácia no trabalho desenvolvido e a eficácia dos resultados, leva à valorização extrínseca através da conquista do respeito à atuação profissional, salários compatíveis com a eficiência alcançada, a incorporação de benefícios e ascensão na carreira profissional.
Vale ressaltar e necessidade de integração num trabalho em equipe com uma liderança democrática e coesão entre os membros, com foco nos objetivos e metas traçadas dentro de um planejamento do qual todos os membros da equipe devem fazer parte.
O líder deve motivar a todos com a adoção do “brainstorming” que gerará múltiplas ideias por parte de todos os componentes da equipe com a possibilidade de se produzir novos métodos de trabalho que viabilizarão a solução de um problema e consequente aparecimento de novas ações com vistas à obtenção do sucesso no resultado final.
Outro fator importante no mundo atual é a busca incessante de elementos voltados para a quebra de paradigmas que permitam eliminar conceitos ultrapassados, condição também essencial para o acompanhamento das mudanças constantes na esfera global.
Para isso, faz-se necessário, que todo trabalhador passe por aprimoramento profissional constante, através de um processo de educação continuada que resulta na atualização de conhecimentos teóricos, práticos e assimilação das novas tecnologias.
Associado a esse aprimoramento, é requisito essencial para a evolução constante, tornar como hábitos a imaginação, visão sistêmica, curiosidade plena, questionamento, inconformismo, persistência, resiliência, visão de futuro, ludicidade e ousadia na tomada de decisões.

Referente ao tema, A Professora Marcia Nana do Curso de TSB da ABO de Duque de Caxias/RJ, promoveu no dia 03 de outubro último, o lançamento de seu livro "Excelência Profissional - ASB & TSB" por ocasião do 4º ENRAT - ENCONTRO REGIONAL DE ASB E TSB realizado pela ABO/Caxias, livro no qual tive a oportunidade de inserir a mensagem escrita acima em um dos seus capítulos, juntamente com outros mestres.

A valorização profissional não acontece naturalmente. A sua conquista está atrelada a um processo de busca constante, alicerçada em princípios participativos, cognitivos e éticos”
Professor Edélcio Anselmo