Promovido nos dias 3 e 4, o evento contou com diversas palestras como “O Papel do TSB e ASB na atenção básica de saúde”, “Bioética e humanização em saúde”, “Segurança do paciente na linha cirúrgica”, entre outras.
Na abertura oficial do evento estiveram presentes o CEO do CIOSP, Marcos Capez, o presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas (APCD), Adriano Forghieri e o próximo CEO do Congresso, Ueide Fontana.
Também participaram na ocasião, o organizador do ENAT, Edélcio Francisco Anselmo, o 1º e o 2º vice-presidente da APCD-Central, Juscelino Kojima e Antonio Tadeu Martins, respectivamente.
“Esta é uma iniciativa muito importante e que realmente tem que permanecer em todas as edições do Congresso”, disse Capez.
A presidente da Câmara Técnica (CT) de ASB e TSB do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Elizabeth Gomes da Silva, também participou do ENAT. Ela salientou o fato de as palestras abordarem temas que valorizam os profissionais.
“A parte técnica e cientifica é tão importante quanto a que valoriza o auxiliar e o técnico dentro da equipe de saúde bucal”, comentou.
Ela que ministrou a palestra “ASB e TSB – Atuações diversificadas x crescimento profissional” contou um pouco sobre sua trajetória na profissão e destacou o trabalho da CT e o apoio do CROSP.
Presidente e Secretário Geral do CROSP participam oficialmente encerramento do ENAT 2017
Para o encerramento do evento, o secretário-geral e o presidente do Conselho, Claudio Miyake e Marco Manfredini, respectivamente, deram seus depoimentos.
“Estamos sempre buscando atender as necessidades dos ASBs e TSBs. Nossa diretoria e a Câmara Técnica ficam à disposição para ajudar no que for possível, inclusive para trocar informações com os que são de outros estados”, apontou o presidente.
Ele ainda parabenizou a numerosa presença das ASB e TSBs no ENAT. “Quanto maior a qualidade na formação, maior será o fortalecimento e a valorização da nossa Odontologia”, acrescentou.
O secretário, Manfredini, ressaltou a importância na formação. “Temos uma preocupação com os cursos de ensino que são cem por cento à distância, pois não podemos imaginar a formação sem interação alguma com o paciente.”.
O secretário ainda elogiou a presença das participantes e destacou que a CT é mais um canal para aproximação entre o Conselho e os profissionais.
Trajetória
Realizado pela primeira no Rio de Janeiro, o ENAT é um dos principais eventos direcionados aos auxiliares e técnicos em saúde bucal.
“Em 2013 como não foi mais possível fazer no Rio trouxemos para São Paulo. Primeiro fizemos uma edição em Santos e depois veio o convite para realização dentro do CIOSP, em 2015”, contou o organizador do encontro.
De acordo com Edelcio Francisco Anselmo, o sucesso do ENAT se deve às palestras ministradas por especialistas em saúde bucal e também profissionais auxiliares e técnicos.
“Além dos profissionais que atuam na formação, damos a oportunidade para que os técnicos e auxiliares relatem suas experiências e troquem informações com quem está na plateia assistindo”.
Para o organizador, a cada nova edição do ENAT é possível perceber uma valorização maior dos ASB e TSB. “De acordo com relatos, os cirurgiões-dentistas que possuem clínicas estão percebendo o quanto vale a pena investir na contratação destes profissionais que contribuem muito para qualidade no atendimento”.
Foi um grande prazer em participar com grandes profissionais da Odontologia. Registrar cada momento foi inesquecível!! Parabéns!!! Sucesso a todos!!!
ResponderExcluir