PESQUISE O BLOG DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CAPÍTULO 3 - FERNANDA BORGES RODRIGUES E PROGRAMA APRENDENDO COM SAÚDE - UM VÍNCULO INDISSOLÚVEL E IMORREDOURO!!!


Chegou o dia 22 de dezembro de 2012 e a minha vez de conhecer e compartilhar a minha experiência com a equipe maravilhosa do Programa Aprendendo com Saúde. Era uma data complicada pela proximidade do Natal, mas, ao chegar à escola do Bairro da Aclimação lá estava Fernanda Borges, Camila Chicaro e todos os membros do Aprendendo me proporcionando uma recepção ímpar, e, percebi, naquele momento que o relacionamento entre a gestora e seus aliados era recheado de um misto de respeito profissional , familiar e carinhoso, como o é de uma mãe para com seus filhos.
A minha presença lá era para mostrar a importância do Trabalho em Equipe através da minha experiência vivenciada nos meus tempos de gestor de Saúde Bucal na prefeitura de Cubatão, mas, tenho que reconhecer, que, naquele dia especial, por meio de um diálogo com todos, aprendi muito com aquele grupo de profissionais, que, através de um trabalho de coesão, respeito mútuo e solidariedade total, tinham, também, muito a me ensinar.

Foram 3 horas de uma experiência incrível onde pude notar a paixão pela qual cada componente, fosse Cirurgião-Dentista, Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar em Saúde Bucal e até os funcionários da área administrativa, se dedicavam ao programa, investidos de um conhecimento e uma dedicação irrepreensível às crianças que eram o objeto de seu trabalho. Percebi, claramente que, Fernanda conseguiu inocular em cada um, um vírus indestrutível representado pelo amor à profissão e pelo Aprendendo,  transformando tudo numa atuação dinâmica e na colheita de resultados importantíssimos voltados para a promoção da Saúde Bucal do Escolar.


Tenho absoluta certeza, que nessa troca, mais aprendi do que ensinei, e que, esse dia ainda marcou o início de um relacionamento fraterno  e de grande amizade e que levou Fernanda e parte de seu grupo a mostrar o fantástico trabalho em outras plagas e plantarem sementes com poderoso poder de germinação.
 

Tanto é que no início do ano seguinte, Fernanda e suas pupilas foram convidadas a participar da 1º reunião ordinária dos Departamentos de Odontologia em Saúde Coletiva e de Apoio ao ASB e TSB da ACDBS – Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista – Regional APCD de Santos, mas esse é um tema para o Capítulo 4 desta série sobre Fernanda Borges.
 

3 comentários:

  1. Obrigada Prof por atraves de suas palavras... mostrar para as pessoas um pouquinho do q foi o Aprendendo e a coordenacao da Fe a frente dele... só quem viveu aquilo sabe a família q éramos... e o quanto ajudamos e o quanto crescemos nesses anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome.nao foi identificado... quem escreveu acima foi eu Prof!!! Camila... bjos

      Excluir
    2. Meu nome.nao foi identificado... quem escreveu acima foi eu Prof!!! Camila... bjos

      Excluir