PESQUISE O BLOG DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO

domingo, 14 de fevereiro de 2016

FERNANDA BORGES RODRIGUES E PROGRAMA APRENDENDO COM SAÚDE - UM VÍNCULO INDISSOLÚVEL E IMORREDOURO!!!

O Blog do Professor Edélcio Anselmo abre espaço, a partir de hoje, para contar um pouco e em vários capítulos uma trajetória iniciada ao final de 2011, quando, este humilde professor, teve a oportunidade de conhecer uma das personalidades mais brilhantes e marcantes da História da Odontologia Social de São Paulo e do Brasil, mas que as circunstâncias fizeram com que nos deixasse tão prematuramente, mas que, tenho certeza, está marcando de forma positiva, uma nova trajetória em um plano superior..


 
Ao final do mês de outubro de 2011, recebi uma mensagem de uma Cirurgiã-Dentista, desconhecida, ainda para mim,  identificando-se como membro de uma Equipe que prestava serviços odontológicos à Prefeitura de São Paulo. De forma tímida, essa colega, que havia tomado conhecimento de minha pessoa através deste Blog, ao realizar pesquisas no Google com o objetivo de achar algum palestrante que pudesse enriquecer um projeto que estava sendo formatado para atualização da equipe, me fez o convite para participar de um Ciclo de Palestras. Achando que seria muito difícil encontrar espaço na minha agenda, e por isso mesmo, já me solicitando a possível indicação de outro profissional, Camila Fragato Chicaro, surpreendeu-se e, ao mesmo tempo, ficou muito feliz com o meu imediato e pronto SIM.
Assim, nascia naquele momento, uma história de cumplicidade e paixão pelo "PROGRAMA APRENDENDO COM SAÚDE”  desenvolvido por uma Equipe Multidisciplinar da SPDM - Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, contratada pela Prefeitura de São Paulo para atendimento de uma parcela da  comunidade escolar do município, capitaneado na Área de Saúde Bucal pela também Cirurgiã-Dentista, Fernanda Borges Rodrigues.
Reproduzo, a seguir, alguns trechos da troca de mensagens entre Dra. Camila e eu, após eu receber o convite oficial:
EU -: Olá, Camila. Recebi o seu convite e enviei resposta por e email. (03/11/2011 – 20:40 hs)
CAMILA - : obrigada Prof! já respondi por email também! (03/11/2011 – 22:36 hs)
CAMILA-: Oi Prof. boa noite! Falei com minha coordenadora hoje e ela ficou super empolgada com sua palestra. O dia 20 de dezembro está confirmado pro Sr! O Sr. conseguiu falar com sua amiga que palestra sobre biossegurança?  (Ela falava de Sheila Oliveira Correa, cujo nome eu tinha sugerido para ministrar esse tema). Um grande abraço! (04/11/2011 – 21:22 hs)
EDÉLCIO-: oi Camila. Devo falar com ela amanhã à tarde após minha aula no curso de ASB, e em seguida lhe dou o retorno. Abraço!
CAMILA-: obrigada!
EDÉLCIO-: quais datas não estão ocupadas até agora?
CAMILA-: as datas confirmadas são do dia 20 com o Sr, e 21 com palestra sobre pacientes especiais....
EDÉLCIO-: Então, se possível, deixe 22 reservado até amanhã.
CAMILA-: reservado Prof! obrigada!
CAMILA-: Oi Prof! Obrigada pela visita e pelo bate papo que tivemos lá no aprendendo! Adorei conhecê-lo... espero que tenha gostado do nosso programa! quem trabalha lá veste a camisa pela causa! Ah... hj a Ariana (lembra da mocinha que estava com a gente além da minha coordenadora?)... ela tirou uma foto minha pra fazer uma montagem com a foto que vcs tiraram ontem.... acredito que ela já tenha enviado pro Sr.! (14/12/2011 – 00:24 hs – após uma visita que fiz à Sede do programa)
EDÉLCIO-: Oi Camila. Eu também fiquei muito feliz com o nosso bate-papo. Adorei conhecer pessoalmente você e a Fernanda, pessoas tão comprometidas com a odontologia social. Espero que seja o primeiro encontro de muita convivência.
CAMILA-: Com certeza será Prof! Até dia 20! Bjos!
Assim, no dia 22/12/2011 teve início em uma escola municipal do bairro da Aclimação em São Paulo, um ciclo de grande amizade pessoal e parceria profissional com Fernanda Borges, Camila Chicaro e toda a Equipe do Programa Aprendendo com Saúde, cujo exemplo de experiência bem sucedida consta das minhas apresentações de aulas e palestras até hoje.

VEJA A CONTINUIDADE DESTA TRAJETÓRIA EM PRÓXIMO POST
 

 

 

7 comentários:

  1. Muito emocionada e grata pela homenagem sou irmã da Fernanda e sei o quanto ela se dedicou e amava esse projeto e o quanto foi difícil o fim dele para ela .Grata Edélcio...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado professor Edélcio por essa homenagem tão linda...sentiremos muita falta de nossa querida Fernanda Borges. A sua homenagem trará lembranças boas a quem viveu essa história ao lado dessa pessoa maravilhosa que foi a Fernanda Borges, e fará com que pessoas que não viveram essa história linda chamada Aprendendo com Saúde sinta um pouco desse tempo tão especial que vivemos. E Fernanda Borges sempre foi a Guerreira que lutou incansável para deixar a nossa marca na história. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado professor Edélcio por essa homenagem tão linda...sentiremos muita falta de nossa querida Fernanda Borges. A sua homenagem trará lembranças boas a quem viveu essa história ao lado dessa pessoa maravilhosa que foi a Fernanda Borges, e fará com que pessoas que não viveram essa história linda chamada Aprendendo com Saúde sinta um pouco desse tempo tão especial que vivemos. E Fernanda Borges sempre foi a Guerreira que lutou incansável para deixar a nossa marca na história. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Estudei com a Fernanda no Colegial. Tivemos alguns contatos depois de já formadas na Faculdade, mas há muitos anos não fala com ela. Poderiam me passar um meio de contato dela ? Obrigada. Elaine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudamos na Escola Prof. José Marques da Cruz. Meu nome é Elaine Ribeiro e meu email elaine_ribeiro@hotmail.com

      Excluir
    2. Estudamos na Escola Prof. José Marques da Cruz. Meu nome é Elaine Ribeiro e meu email elaine_ribeiro@hotmail.com

      Excluir
  5. Boa tarde. Estudei com a Fernanda no Colegial. Tivemos alguns contatos depois de já formadas na Faculdade, mas há muitos anos não fala com ela. Poderiam me passar um meio de contato dela ? Obrigada. Elaine.

    ResponderExcluir