PESQUISE O BLOG DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Câmara Técnica de TSB e ASB do CROSP participa de evento beneficente com a ABO-SP


O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), na zona norte da Capital, recebeu no sábado, 20. de outubro de 2018, cerca de 600 crianças para um dia de diversão e aprendizado. Elas brincaram em camas elásticas, pula-pula, pintaram o rosto, dançaram ao som de DJ e rappers convidados, saborearam guloseimas e, o mais importante, aprenderam a escovar os dentes corretamente.
A Associação Brasileira de Odontologia de São Paulo (ABO-SP), junto com a Câmara Técnica de Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal (CT de TSB e ASB) do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), foram os responsáveis por ensinar as crianças como fazer a higiene bucal de forma adequada.



Programa visa se aproximar de comunidades carentes
Esta ação de orientação faz parte do programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil, da ABO, que consiste em prestar atendimento e informações de saúde bucal para o público infantil de comunidades e entidades carentes.
“Esse trabalho é importante porque o acesso do cirurgião-dentista a estas crianças costuma ser difícil. Por isso participamos deste evento aqui no PAMA”, conta o presidente da ABO-SP, Mario Cappellette Júnior. Ele ainda destacou a presença da CT de profissionais auxiliares do CROSP na ocasião. “Aqui mostramos o quanto os técnicos e auxiliares fazem a diferença no atendimento”.
A presidente da Câmara Técnica de TSB e ASB do Conselho, Elizabeth Gomes da Silva, concorda. “Esta é a nossa primeira participação oficial no evento junto com a ABO-SP e pudemos cumprir o nosso papel que também é de orientar a população em relação à saúde bucal”, avalia.

Para a coordenadora de projetos sociais da ABO-SP, Daniela Nascimento, a união dos profissionais, cirurgiões-dentistas e auxiliares, fortalece a Odontologia. “Quando nos valorizamos, a população nos acompanha”, acredita.

Hora de escovar os dentes
O espaço coordenado pela ABO-SP, com o apoio da Câmara Técnica de TSB e ASB do CROSP, contou com escovódromos, em que as crianças supervisionadas pelos voluntários, fizeram a higiene oral. Os pequenos se dividiram em grupos e realizaram uma série de atividades lúdicas envolvendo a higiene bucal. Ao final, receberam um kit com escova e creme dental, oferecido pela Colgate.

PUBLICAÇÃO ORIGINAL: Informativo CROSP

COMENTÁRIO DO PROFESSOR EDELCIO ANSELMO 

A classe odontológica precisa ter conhecimento das realizações e apoio que o CROSP, através de sua Câmara Técnica de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, oferece a eventos dirigidos à comunidade, visto ser essa uma das atividades inerentes a esses profissionais que são altamente preparados para levar a Educação e Prevenção em Saúde à população. O mesmo deve acontecer em relação às entidades profissionais da odontologia, no caso a ABO-SP - Associação Brasileira de Odontologia, que sai do palco exclusivo das atividades científicas dirigidas aos seus associados e se projeta na realização de Programas de Educação e Prevenção em Saúde Bucal que beneficia, principalmente,  crianças carentes reinseridas na sociedade.

Nos nomes de Daniele Nascimento e Elizabeth Gomes da Silva, apresento as minhas congratulações, ABO-SP e CROSP por esse excelente e importantíssimo trabalho sócio-educacional!!!


Um comentário:

  1. Participar dessa ação social juntamente com meus colegas, foi muito gratificante. Dedicar uma parte do nosso tempo e do nosso conhecimento a orientar as crianças na escovação e receber um sorriso como agradecimento é sensacional. Agradeço a Daniele e ao Helio pelo convite e a todos os voluntários que participaram.

    ResponderExcluir