No dia 4 de outubro de 2018, 3 anos após a minha primeira participação, através de uma parceria entre a ABO - Associação Brasileira de Odontologia Regional de Petrópolis e o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, fui recebido com muito carinho pela Dra. Gisele Damaceno Antunes, Coordenadora do Curso de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal da prestigiosa e dinâmica entidade associativa, para ministrar uma palestra para as alunas da 15ª turma do referido curso e profissionais já atuantes nos serviços público e privado daquela maravilhosa cidade histórica.
Nesta oportunidade, versei sobre o tema "APRIMORAMENTO PROFISSIONAL ... UM DIFERENCIAL PARA A CARREIRA DO ASB E TSB" mostrando a importância de aspectos conceituais da autovalorização profissional através do processo de educação continuada, como condição essencial para a conquista de valorização extrínseca, ou seja, o reconhecimento por parte dos Cirurgiões Dentistas empregadores no setor privado,assim como pelos gestores de saúde na área pública. Foi uma noite muito produtiva em que pude debater com os cerca de 40 participantes presentes, a necessidade da inclusão do ASB e TSB na equipe de Saúde Bucal e sua importância no contexto na busca da excelência no atendimento odontológico.
O debate sobre a capacitação e envolvimento em um processo de educação continuada, foi uma tônica durante a palestra, onde pude reafirmar a necessidade, através de uma vivência classista, na participação em eventos destinados ao aprimoramento profissional como forma de se manter atualizado na evolução constante da tecnologia e métodos de trabalho.
Vale ressaltar os depoimentos de Telma Pires, Marcilene de Melo, Sara Kopp, Carmem Lucia, Jenifer Santana e outras participantes, que relatando as suas vivências e experiências em serviço, vieram corroborar os vários tópicos do conteúdo por mim apresentado.
Telma Pires
Marcilene de Melo
Sara Kopp
No caso da Odontologia, os Cirurgiões-Dentistas que se valem do Trabalho em Equipe com ASBs e TSBs investidos de qualidade ímpar, tendem a alcançar um atendimento de excelência para aqueles que são o principal beneficiário de seu trabalho: o paciente odontológico.
Pude observar nessas 3 horas que vivenciei com o público presente, a qualidade da formação que o Curso de ASB da ABO Petrópolis, capitaneado pela Dra. Gisele Damaceno Antunes, proporciona aos seus alunos, que anualmente, preenchem todas as quarenta vagas abertas para cada turma, em busca do conhecimento geral e específico para se prepararem eficientemente para buscar a inserção no mercado de trabalho.
Essa foi mais uma oportunidade de levar a minha mensagem de motivação a esses queridos aspirantes e profissionais auxiliares da odontologia, imprescindíveis à busca da excelência na ciência odontológica. Mais uma vez, meus sinceros agradecimentos à Dra. Gisele Damaceno, ao Presidente da ABO, Dr. Mauro Fróes, e ao CRORJ nas pessoas de seu Presidente, Outair Bastazini, do Coordenador de Educação Continuada Patrick e Organizadora de Eventos Amanda que, não mediram esforços para me proporcionar esses momentos de excelente convivência com a s queridas amigas de Petrópolis. Menção especial e agradecimento, ainda, aos motoristas Diego e Lecio do CRORJ que me proporcionaram uma viagem tranquila de ida e volta do Rio de Janeiro a Petrópolis.
Por fim quero afirmar que o processo de Aprimoramento e Aperfeiçoamento Profissional de toda a Equipe de Saúde Bucal, após a capacitação e formação, leva à autovalorização que transforma cada trabalhador num profissional de alta eficiência direcionada para resultados brilhantemente eficazes. Como exemplo, quero aqui citar e homenagear, ainda, a Técnica em Saúde Bucal Mônica Aparecida, atuante em Petrópolis, que constantemente participa de Encontros Palestras e Congressos da área (CIOSP/ENAT, CIORJ, ENRAT, EFLUTASB), e impedida por questões de trabalho, deixou de comparecer à palestra desde o início, mas, fez questão, ao final, de levar o abraço amigo a este velho mestre.
Parabéns queridas amigas de Petrópolis, e até o próximo evento!!!
MAIS MOMENTOS DA PALESTRA
Meus parabéns colega pelo seu empenho na formação e valorização da equipe auxiliar do C.D. Infelizmente aqui na Bahia, alguns colegas (a maioria) nao se conscientizou ainda sobre a importância de ter pessoal tecnicamente qualificado dentro do seu consultório ou clinica. Deveria de vir dar uma palestra sobre o assunto.
ResponderExcluir