PESQUISE O BLOG DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO

segunda-feira, 15 de junho de 2015

HOSPITAL CLÉRISTON ANDRADE REALIZA SEMANA DE SAÚDE BUCAL EM UTIS

O serviço de odontologia da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, promoveu a Semana de Saúde Bucal das UTIS, na última semana (8 a 12). Em parceria com estudantes do 7º semestre do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foram realizadas atividades educativas que alertavam sobre a importância da higiene bucal na recuperação de pacientes internados nas UTIs.

Uma das ações foi o treinamento com a equipe de enfermagem sobre o tema, além de apresentações de peças teatrais, paródia cantada nas UTIs e clínicas do HGCA, distribuição de escovas de dentes e folhetos com informações sobre prevenção bucal. De acordo com a odontóloga Ângela Dórea, o objetivo da ação foi despertar não apenas nos estudantes, como nos funcionários e pacientes do hospital, a importância da higiene bucal como principal ferramenta de prevenção de doenças. "Os problemas bucais podem comprometer o estado geral do paciente crítico internado nas UTIs e a descontaminação da boca é a melhor forma de prevenir doenças como a pneumonia hospitalar", alertou.
 

COMENTÁRIO DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO: Não deixa de ser uma ação importante que há muito vem sendo reivindicada pelos profissionais da área odontológica, a adoção de medidas como a Atenção à Saúde Bucal dos pacientes não somente internados em UTIs, como também àqueles que estão confinados aos leitos hospitalares de enfermaria.
Porém os procedimentos de educação e prevenção em saúde bucal devem ser desenvolvidos por Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal que são altamente capacitados e habilitados para a realização de tais procedimentos.
A campanha interna para alertar nos estudantes de odontologia, além de funcionários e pacientes hospitalares sobre a importância da higiene bucal como principal fator na prevenção de doenças bucais é totalmente válida, mas o treinamento simples e rápido da equipe de enfermagem para exercer essa atividade, não contempla efetivamente a abordagem odontológica nesses pacientes. Além do que, a prevenção de doenças bucais que podem agravar o estado de saúde geral do paciente, passa também por processos de remoção das principais causas dessas afecções bucais. É aí que se enquadra o papel de Cirurgiões Dentistas e Técnicos em Saúde Bucal na realização desses procedimentos.
Portanto, a busca pela incorporação plena da Equipe de Saúde Bucal (CDs, TSBs e ASBs) na Odontologia Hospitalar deve ser intensificada, e inclusive está embasada no PLC 34/2013 que está tramitando no Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário