A 5° edição dos Voluntários do Sorriso realizou mais de 3 mil procedimentos odontológicos gratuitos em comunidades do Complexo da Penha, zona norte do Rio.
No sábado dia 12 de agosto, aconteceu a triagem dos beneficiados, feita por dentistas através de exame clinico, buscando identificar as maiores necessidades, tendo sido acolhidas um total de 625 pessoas. Após a triagem os atendimentos foram agendados para os dias 19 e 20 de agosto. A ação contou ainda com uma farmácia que doou todos os remédios prescritos durante a Caravana, além de outras atividades como: distribuição de kits de saúde bucal, corte de cabelo e recreação para as crianças com a presença de palhaços. Também foram realizadas palestras educativas para as pessoas que receberam atendimentos, buscando, assim, não apenas o tratamento curativo, mas também ampliar a informação da população sobre a prevenção de doenças.
Segundo a Dra. Cristiane Tavares, durante a triagem foram realizadas as moldagens em 62 pacientes identificados como candidatos para receber uma prótese removível provisória, que é um dos destaques dentre os serviços ofertados pela Caravana, como foi o caso do Sr. Antônio que voltava de uma entrevista de emprego, quando viu a faixa dos Voluntários do Sorriso na FAETEC Quitungo, escolhida como base nesta edição dos Voluntários do Sorriso. Há três anos desempregado, sustentando a família apenas com os chamados “bicos”, seu Antônio estava em um processo seletivo para uma oportunidade de emprego e corria o risco de não conseguir aprovação na parte de saúde por não possuir todos os dentes, ele que foi um dos beneficiários da prótese, deu com satisfação o seu depoimento após a Caravana, dizendo que havia conseguido ser aprovado no exame de saúde e conquistado a vaga naquele emprego.
A história de seu Antonio não é única. Como ele, há muitos que necessitam de tratamentos odontológicos, mas não possuem recursos financeiros para fazê-los. Foi pensando nessas pessoas que a Dra. Cristiane Tavares, coordenadora de saúde e idealizadora da Caravana dos Voluntários do Sorriso, tem se dedicado ao trabalho voluntário desde 2006: “Eu descobri minha missão! Se Deus me deu esse dom, de conquistar corações e mentes, e esse dom de ser uma profissional da saúde, uma dentista, porque não ajudar as pessoas que não têm condições de pagar tratamentos odontológicos?”. Dra Cristiane lembrou ainda do baixo percentual de pessoas que realizam trabalho voluntário no país: “Eu vi em uma reportagem que apenas 11% da população brasileira fazem algum tipo de trabalho voluntário. Isso é muito pouco! Tem muita gente precisando... temos que fazer algo pelo próximo. Não dá para ficar só reclamando dos políticos, de que ninguém faz nada... eu convido a todos a fazerem trabalho voluntário, quem nunca fez, não sabe o que está perdendo... junte-se a nós e venha Fazer o bem sem olhar a quem”, concluiu Dra. Cristiane Tavares.
Outras informações estarão disponíveis no site: www.voluntariosdosorriso.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário